"Aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco sou cristão"

PALAVRA DO BISPO

RELIGIOSIDADE POPULAR: A SUA IMPORTÂNCIA NA EVANGELIZAÇÃO DA CULTURA...

(Dom Nelson F. Ferreira)
 
Cada cultura, cada povo, segundo as formas adequadas à sua própria realidade, desenvolve uma piedade popular ligada às manifestações culturais: “A religiosidade popular é uma experiência universal: no coração de cada pessoa, como na cultura de cada povo e na sua manifestações.” coletiva, uma dimensão religiosa está sempre presente. ” [20]
Mas estas expressões nem sempre mantêm uma certa relação com a revelação cristã; Por esta razão, é necessário também reconhecer os limites que pode ter, tais como: a falta de alguns elementos essenciais da própria fé cristã, a desproporção entre o culto dos santos em relação à centralidade do culto de Cristo, a escassa conhecimento da Sagrada Escritura, distanciamento da prática sacramental e do compromisso cristão, entre outros, razão pela qual a sua evangelização e purificação são necessárias (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório sobre a piedade popular e a liturgia. Princípios e Diretrizes… , nn. 65-66).
Esta manifestação comum de fé devocional pode ser encontrada em todas as camadas do povo de Deus. Aparece em todos os níveis e em formas bastante variadas (Documento del Puebla , nn, 910 e 912) e na medida em que é vivida, consegue preservar a fé de forma simples, ligada à vida simples, cotidiana e elementar da vida familiar e social. Fala-se de um catolicismo popular especialmente presente nas zonas rurais, suburbanas e periféricas, mas sem excluir outros setores sociais (Documento da III Conferência CELAM do Episcopado Latino-Americano em Puebla… , n. 913). 
 
Esta realidade da religiosidade popular, pelos atos privados e públicos que a caracterizam: sinais, palavras, cantos e danças, atos, celebrações, vestimentas, cores, costumes e tradições, promove não só a consciência individual, mas também comunitária da fé cristã e do seu compromisso 24] “ A piedade popular conduz ao amor de Deus e dos homens e ajuda as pessoas e os povos a tomarem consciência das suas responsabilidades na realização do próprio destino. ”, Documento de Puebla, n. 935) e está profundamente relacionado com a vitalidade da sua história, da sua cultura e das suas raízes religiosas.
 
Por isso é possível desenvolver a fé numa devoção mariana específica, que representa um valor comum a todo um povo, porque está inscrita na sua história precisa, nos acontecimentos dos lugares com datas que ocorreram e que têm a ver com a procura de salvação espiritual e geral como povo: “A devoção responde sempre a uma atitude interior de fé que se manifesta na relação dos fiéis com as Pessoas Divinas ou com a Virgem Maria” (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório sobre a piedade popular e a liturgia. Princípios e Diretrizes… , n. 8, cf. 13: Concílio de Trento, Decretum de invocatione, veneracione e reliquis Sanctorum, et sacris imaginibus (3 de dezembro de 1563) em DS 1821-1825; Pio XII, Carta Encíclica, Mediator Dei, in AAS 39 (1947) 581-582). 
 
A realidade espiritual da religiosidade cristã como um todo tem um impacto social que tem duas diretrizes principais:
 Pode-se ver, por um lado, que apesar dos processos demográficos nos países em desenvolvimento, como os da América Latina, África e Ásia, e da liquidação ou estagnação socioeconômica, como nos países europeus, existe uma continuidade da consciência e da prática religiosa, especialmente a devoção mariana nas diversas devoções marianas correspondentes a cada região da geografia dos santuários marianos em todo o mundo. 
Por outro lado, nota-se que nas sociedades mais secularizadas e emancipadas, e também nos núcleos familiares correspondentes em geral, é mais comum que percam a força da devoção mariana, podendo ainda mais facilmente chegam a perder a fé, porque na realidade concreta não se sentem ameaçados por quase nada nas suas vidas, resolveram problemas sociais e de saúde; Têm uma consciência baseada no conhecimento científico e muitas vezes aderiram filosoficamente a formas de pensar contrárias à fé. 

 Este desenvolvimento histórico, pessoal e social mostra a tensão entre as duas tendências que lutam na intimidade do ser humano e da história como tal. No final, grandes setores das sociedades que tiveram uma fé profunda estão a perdê-la e a deixar-se levar subtilmente por essa auto-suficiência do conhecimento, de ter tudo sob controlo, dominado pelo conhecimento, pela tecnologia e pela economia. É o efeito progressivo do pecado pessoal que se torna pecado social. 
Mas a realidade humana ainda está aí, o drama ainda está vivo, fresco, pode ser visto nos contrastes dolorosos que vemos no mundo e nas sociedades, nas diferenças de qualidade de vida entre seres humanos, classes e países; as leis que avançam e negam o valor sagrado da vida, o crescimento da violência, das guerras, das tensões humanas e sociais, entre povos e países e internacionalmente. Cristo continua sendo a única esperança que abrange toda a realidade redentora do ser.
 
A antropologia cristã com os seus valores de justiça, verdade e dignidade para o homem redimido por Cristo ajuda o ser a redescobrir o seu potencial e a sua abertura a Deus, é inculturada na evangelização e manifesta-se no exercício da piedade da fé viva nos fiéis de cada lugar: “ … a consciência da dignidade pessoal e da fraternidade solidária, a consciência do pecado e da necessidade de expiação, a capacidade de expressar a fé numa linguagem total que supera os racionalismos, o canto , imagens, gesto, cor, dança”. (CELAM, Puebla Documento n. 545).
 
Por sua vez, a piedade popular acompanha a liturgia cristã desde o início da vida da Igreja, vive e transmite uma síntese destes valores antropológicos cristãos, expressando-os na celebração da fé e no culto a Cristo, ao mistério trinitário, à Virgem e os santos: “A liturgia e a piedade popular são duas expressões legítimas do culto cristão, embora não sejam comparáveis. Eles não devem ser combatidos ou equiparados, mas harmonizados (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório sobre a piedade popular e a liturgia. Princípios e Diretrizes…, n. 58).
 
Há, portanto, uma mútua fecundação entre liturgia e piedade popular (Documento de Puebla, n. 464), que encontra a sua expressão máxima na devoção à Santíssima Virgem. 
 
Concluindo, a verdadeira devoção a Maria, nas suas diversas devoções, está centrada em Cristo e na comunhão com a Igreja, não é algo superficial e banal, nem pode ser manipulada para outros fins; É algo profundo, gratuito e libertador, com implicações absolutamente transcendentais para as pessoas e os povos, pela dinâmica integrativa cristã que possui. Ao mesmo tempo, sendo parte inegável da história, da cultura e do acontecimento da salvação de cada um e de todos, vale a pena renová-la continuamente… (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório sobre a piedade popular e a liturgia. Princípios e Diretrizes… , nn. 75, 66).