Avisos

DIOCESE DE VALENÇA: 95 ANOS DE CRIAÇÃO

Nesse dia em que a nossa querida Diocese de Valença, em um contexto todo especial de Pandemia, celebra 95 anos de criação, como bispo diocesano, quero enviar uma afetuosa saudação à todos os nossos diocesanos.

 

Esta circunstância ditosa em que celebramos a nossa criação, enquanto Diocese, é uma oportunidade para todos os fiéis – sacerdotes, consagrado e leigos – renovarem seu compromisso missionário, em formar uma Igreja, comunidade eclesial missionária  que há de olhar para frente e para o alto, com a missão de evangelizar a partir de Jesus e na forca do Espirito Santo, como comunidade discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.

 

Quero  invocar a abundância dos dons do Espírito Santificador que haverá de nos ajudar  a fortalecer os bons propósitos, inspirados  no testemunho evangélico de tantos homens e mulheres, presbíteros e religiosas e dos grandes irmãos no episcopado que me precederam que, ao longo destes 95 anos, se prodigaram na difusão do nome de Cristo nessas terras que marcaram a história do Brasil colonial. Confiando à Santíssima Trindade, pela intercessão de São Sebastião, estes votos e preces por essa amada Diocese, envio  a quantos dela fazem parte ou nela trabalham, extensivo, a implorada Bênção Episcopal.

 

Que a nossa comemoração seja, sobretudo, missionária e profética nesses tempos que se requer de nós um cuidado é uma compaixão toda especial. Queremos fazer a nossa Igreja chegar até os lugares mais distantes, até as situações mais desafiadoras. Em tempos difíceis, se espera de nós, uma Igreja forte e consoladora. 

 

A Diocese de Valença, foi criada pela Bula  “Apostólico Ofício”, de 27 de março de 1925, do Papa Pio XI, desmembrada das então Dioceses de Niterói e Barra do Piraí - 1º Bispo: Dom André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1925-1936).

 

Dom Nelson Francelino Ferreira

Bispo da Diocesano